Nos dias atuais, fazer uma viagem para fora do Brasil está se tornando cada vez mais fácil e acessível para muitas pessoas que moram por aqui.

De uma maneira geral, se você perguntar para uma pessoa quais são os maiores sonhos da sua vida, poderá escutar algo do tipo: ter uma boa casa, uma família feliz e poder viajar muito!

Quando uma pessoa vai fazer a sua primeira viagem internacional, a sensação de ansiedade que toma conta da mesma costuma ser muito alta, e a preparação para essa viagem tão esperada começa a ser feita meses antes.

Para ajudar os futuros viajantes nessa missão, trouxemos por aqui algumas dicas de itens e objetos que a pessoa não pode esquecer de organizar antes de sair do Brasil! Vamos a elas nos tópicos a seguir!

Por que devo me preparar com antecedência para sair do país?

Ir viajar para um país em que a pessoa não conhece ninguém e estará sozinha contando com si mesma, ou no máximo com as pessoas que a estiverem acompanhando na viagem, é algo muito delicado e que requer que a pessoa esteja munida de tudo o que precisa para não enfrentar nenhum problema ou passar algum aperto.

Os itens fundamentais, como dinheiro e documentos são primordiais de estarem certos até mesmo um mês antes da viagem.

Chegar em um novo país, sem que seja para passear por pouco tempo, com a falta de documentos, dinheiro ou de remédios e objetos pessoais indispensáveis é pedir para ter dor de cabeça, dado que conseguir comprar itens essenciais nesses países pode ser uma tarefa bem cara e que irá atrasar o motivo principal da ida, que é o de passear e curtir os melhores momentos naquele lugar!

Ir com todo o necessário certinho irá garantir maior segurança e chances da viagem só ter momentos bons e tranquilos. 

Checklist para sair do Brasil

Nos tópicos a seguir, seguem os itens fundamentais que, em hipótese alguma, podem ser esquecidos por uma pessoa que está indo viajar para fora do país. 

Documentos

Cada país tem a sua particularidade e costuma ser bem específico quando o assunto é a documentação exigida, mas de uma forma geral, os principais documentos solicitados para a entrada em países estrangeiros, são: RG e CPF, Passaporte, Visto (para os países que solicitam), Certificado internacional de vacina, PID (Permissão Internacional para Dirigir), Comprovante de Hospedagem e, nos dias atuais, muitos países pedem também o comprovante de vacinação da COVID19.

Estadia

É importante que a estadia de destino já esteja bem acertada antes da pessoa embarcar para o país, com o comprovante de hospedagem já certo e demais detalhes de pagamento acertados.

Imagine só uma pessoa chegando em um país estrangeiro sem ter onde dormir e deixar as suas malas? Por isso é muito importante que os detalhes referentes à moradia sejam acertados o quanto antes.

Esse ponto é muito importante também pela localização da estadia, a pessoa poderá identificar com antecedência os restaurantes próximos à estadia, as farmácias, estações de trem ou metrô, acesso a passeios e mesmo já saber se a estadia é realmente bem localizada na cidade de destino.  

Moeda

A troca da moeda ou ativação de cartões de crédito e débito internacionais deve ser feita ainda no Brasil. Esse tipo de serviço já deve estar muito bem em ordem na hora do embarque.

De uma maneira geral, o uso de cartões de crédito e débito no exterior é mais recomendado, isso porque diminui os riscos de roubo de dinheiro vivo da pessoa.

Mas é fundamental que um pouco de dinheiro vivo também seja levado, garantindo assim uma maior segurança caso haja algum imprevisto.

Malas

Para uma viagem internacional, certamente uma boa mala deverá ser montada com uma boa antecedência. Na hora da montagem dessa mala, alguns fatores devem ser considerados, como: clima do país de destino, atividades que serão realizadas, eventos formais que serão visitados e etc.

Esse tipo de raciocínio ajudará a pessoa a montar uma mala ideal, sem muitos itens desnecessários que não serão usados, para ser levada para a viagem. A mala deve estar pronta pelo menos uma semana antes do embarque para a viagem.

Itens pessoais

Por último, é importante que a pessoa faça uma lista de todos os itens pessoas que precisa, por itens pessoas podemos pensar: remédios, carregador de celular, escova de dentes, pasta de dentes, fio dental, papel higiênico, shampoo e condicionador, sabonete, desodorante, álcool em gel, cotonete, lixa de unha, protetor solar, pinça, algodão e repelente.

Todos esses itens pessoais e importantes que fazem parte do dia a dia e da rotina das pessoas devem ser levados na mala de mão, garantindo assim que ela tenha fácil acesso à eles durante toda a viagem.

Compartilhe: