Quem deseja iniciar o processo de cidadania necessita realizar a pesquisa de ancestrais, pois só assim é possível descobrir se há ou não o direito de solicitar a dupla nacionalidade.

A maior parte das pessoas, entretanto, não sabe por onde começar esse processo, o que pode atrasar bastante a realização do sonho.

Para auxiliar você, esse artigo irá tratar exatamente sobre como e por onde iniciar a sua pesquisa de ancestrais e fazê-la da forma certa.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

 

Pesquisa de ancestrais: Saiba tudo sobre por onde começar a sua

A pesquisa de ancestrais deve começar na sua própria família, já que é o com conhecimento a respeito de seus ascendentes que será possível tornar a busca mais aprofundada nas etapas seguintes.

Converse com seus parentes mais velhos (avôs, tios-avôs, pais, tios) para entender se há realmente alguém na família que tenha origem do país no qual você deseja pedir a cidadania (Portugal ou Itália, por exemplo).

É comum que além de conhecer mais a respeito dos ascendentes estrangeiros, essas pessoas também guardem documentos antigos deles, como passaportes ou certidões de nascimento.

Isso irá facilitar saber onde é possível fazer a busca de ancestrais com maior facilidade, já que muitas vezes o sobrenome estrangeiro é muito comum e fica difícil localizar de onde o seu ancestral é originário.

 

Pesquisa de certidão do ancestral na internet

Após conseguir as informações relativas ao seu ancestral, com a pesquisa feita dentro da sua própria família, a próxima etapa é a pesquisa da certidão do ancestral na internet.

Essa é, com toda a certeza, a principal etapa do processo de pesquisa de ancestrais, apesar de ser complicada por, muitas vezes, faltar informações essenciais.

Para realizar a pesquisa nesses sites você deve começar colhendo dados a partir da sua própria certidão, seguindo pela dos seus pais e avós, o que já permitirá montar sua árvore genealógica mais básica.

Depois de obter as informações a respeito dos seus ancestrais em sites como o Family Search, você precisará traduzir as certidões para dar entrada no processo de cidadania, o que será visto no próximo tópico.

Para ter acesso ao principal site para pesquisar sobre os seus ancestrais acesse o Family Search.

Caso não consiga informações o suficiente, é fundamental que procure um historiador com especialidade em pesquisar ancestrais. A 4Doc possui profissionais com experiência e que podem te ajudar com isso.

 

4DOC Gestão de Documentos

Para conseguir realizar a entrada no processo de cidadania, após fazer a pesquisa de ancestrais completa para saber se possui o direito a tornar-se um cidadão de outro país, é necessário traduzir as certidões por um tradutor juramentado.

É importante que o tradutor em questão tenha total domínio do idioma para o qual as certidões precisam ser traduzidas, evitando assim a ocorrência de erros.

Para a realização dessa etapa do processo de cidadania, a 4DOC Gestão de Documentos pode te auxiliar.

 

 

Conclusão

A pesquisa de ancestrais é uma etapa importante para quem deseja dar entrada no processo de cidadania estrangeira, já que é aí que você terá a informação certa de que se possui realmente um ancestral que tenha transmitido o direito à cidadania.

Gostou do artigo de hoje sobre como iniciar a pesquisa de ancestrais para processo de cidadania?

Se você deseja um orçamento de tradução juramentada, entre em contato com a nossa equipe!

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Compartilhe: