Uma das exigências do Consulado da Itália para quem quer o reconhecimento de cidadania é a elaboração de uma árvore genealógica, que mostre claramente o lado da família que irá transmitir o direito ao requerente de se tornar italiano. Não pense que vai dar “trabalho demais” montar, porque, na verdade, servirá como um guia para a busca de documentos que deverão ser apresentados junto com a solicitação. Neste post você irá aprender a montar uma árvore genealógica italiana.

Por onde começar a montar a árvore genealógica italiana? 

A árvore genealógica é usada para mostrar, de forma simples, a origem de alguém. E se você tem curiosidade de saber o motivo do nome ser esse, aqui vai a resposta: o gráfico, quando montado, se assemelha as ramificações de uma árvore.

O primeiro passo para montar uma árvore genealógica italiana é conversar com familiares para tentar encontrar o máximo de informações possíveis para te ajudar a “desenhar” a sua descendência.

 

Árvore Genealógica Italiana

 

Como montar a árvore genealógica italiana? 

Está preparado? Então pegue um lápis e uma caneta (ou só abra um novo documento no Word) e comece a anotar os nomes que você precisa incluir, obrigatoriamente, na árvore, baseado no que descobriu na conversa com os familiares. Lembrando que você não precisa colocar o nome de absolutamente todo mundo, porque o ideal é focar no lado da família que transmite a descendência. Portanto, se a família do seu pai é a italiana, você deve trabalhar em cima disso na montagem.

Para tornar o processo mais fácil, o segredo é começar de trás para frente. Sendo assim, comece por você, vá para os seus pais, seus avós, bisavós e assim por diante. Faça isso até chegar na pessoa que tem a cidadania para te passar.

Agora que você já sabe quem adicionar na sua árvore genealógica, prepare-se para o mais trabalhoso: a pesquisa. Não basta apenas colocar os nomes dos seus parentes, algumas informações são exigidas.

Informações que você precisa colocar na sua árvore genealógica italiana

Você deve colocar as seguintes informações de todos os participantes da sua árvore genealógica:

Nome Completo (certifique-se de que escreveu corretamente)

Data de Nascimento

Data de Casamento e Data de Óbito (se houver)

Uma ajudinha de fora…

Sua família não te ajudou muito e ainda faltam várias informações a serem preenchidas para que possa finalizar a árvore? Por que não usar a tecnologia a seu favor? Hoje em dia, existem vários sites que podem te ajudar a levantar informações sobre seus parentes. Nós indicamos dois deles:

√ Ancestry: Se você estiver completamente perdido, nossa recomendação é que você recorra ao Ancestry. Ele é o maior e conta com 20 bilhões de registros de 80 países diferentes, além de 80 milhões de árvores genealógicas com 8 bilhões de nomes. Você, com certeza, deve encontrar algo da sua família por lá. A parte ruim? Não está disponível em português e são poucos os serviços gratuitos. 

Family Search: Agora se você só precisa de algumas informações complementares, pode recorrer ao Family Search. Estão disponíveis lá mais de mais de 4 milhões de registros históricos de mais de 100 países. O site é uma iniciativa sem fins lucrativos, então são vários os serviços gratuitos. Aproveite e só pague se realmente necessário.

Nem a Internet te ajudou? Está na hora de procurar um profissional

 A 4doc pode te ajudar a encontrar antepassados. Nossos historiadores têm acesso a informações privilegiadas que podem tornar a procura muito mais rápida e simples. Entre em contato conosco. 

 

Processo cidadania italiana

 

Ferramentas para montar a árvore genealógica italiana

Pode parecer um pouco difícil montar a árvore genealógica italiana sem ajuda. E realmente, é. Inúmeras informações precisam ficar claras e você pode não saber exatamente como fazer isso. Confira alguns sites que podem tornar tudo mais fácil: 

Geni

My Heritage

Geneanet

Documentos necessários para a solicitação de cidadania italiana

Não se esqueça que não vale somente colocar o nome completo e as datas de nascimento, casamento e óbito. Você também precisa apresentar ao consulado os documentos de todos os seus familiares entre quem te transmite descendência e você. Segue o exemplo:

 

Avô (italiano) → Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (caso já tenha falecido)

Pai → Certidão de Nascimento, Casamento, Óbito (caso já tenha falecido)

Você → Certidão de Nascimento e Certidão de Casamento (caso seja casado)

 

Para conseguir alguns documentos, pode ser que você precise ir até a Itália. Entenda quais documentos e traduções você precisa para solicitar a cidadania italiana. Lembrando que todos os documentos devem estar traduzidos, em tradução juramentada, e estar em Apostila de Haia

More na Itália ainda mais rápido. Preparamos um guia especial que vai te ensinar tudo sobre a solicitação de cidadania e as formas de consegui-la.

Conheça a 4 Doc

A 4Doc pode te ajudar em absolutamente tudo que você precisar para conseguir a cidadania italiana. Além de realizarmos traduções juramentadas e Apostila de Haia com os melhores preços do mercado, podemos te ajudar com a busca de documentos. Seu processo será muito mais rápido com a nossa participação.

Solicite um orçamento agora.

Compartilhe: