Hoje, vamos te ensinar como emitir a CNN.

Conhecida também como certidão negativa de naturalização, é um documento obrigatório, exigido pelo consulado, para quem quer solicitar a cidadania italiana. Serve para comprovar que o antepassado não abriu mão da nacionalidade para se tornar cidadão brasileiro.

Se você está com dúvida de como funciona o procedimento para solicitar, continue lendo o texto.

Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre o assunto.

 

O que é a CNN?

Cidadãos italianos, quando imigraram para o Brasil, podem ter aberto mão da própria nacionalidade. Por isso, se você quer solicitar cidadania, deve pesquisar se esse foi o caso do seu antepassado.

A Certidão de Naturalização pode ser positiva ou negativa. Em resumo, é considerada negativa se o parente não tiver se naturalizado e positiva, caso sim.

Se a data de nascimento do filho do antepassado for antes da naturalização, ainda pode requerer a cidadania. Caso não, isso quer dizer que seus parentes são considerados brasileiros perante a lei.

 

Como saber se meu ascendente italiano se naturalizou

Para saber se seu ascendente se naturalizou, busque  na internet pela página do Diário Oficial da União e pesquise pelo nome completo. Caso não apareça, precisará emitir a CNN.

 

Como emitir a CNN e utilizar na cidadania italiana

Se você quer saber como obter a CNN, fique atento no que vamos te explicar agora.

A Certidão Negativa de Naturalização pode solicitar de forma online através do site do Ministério da Justiça de forma gratuita. Você precisará preencher dados, como nome (com variações de grafia italiana e brasileira) grau de parentesco, motivo da solicitação e informar a nacionalidade.

Isso é o suficiente para emitir.

Entretanto, agora você precisará autentica-la. Em uma nova página, complete com o número de protocolo, a data e a hora da emissão. Todas estas informações são encontras no próprio documento da CNN.

 

Não consegui emitir a certidão – o que fazer?

Caso não tenha conseguido emitir sua certidão diretamente no site que solicitou, precisará entrar com um recuso. Normalmente, em um prazo de 10 dias úteis, terá sua resposta.

 

tradução de documentos

 

Outros documentos para o processo de cidadania

A CNN que compõe a lista de documentos exigidos para comprovação de parentesco com um italiano, exigida pelo Consulado.

Saiba agora mais sobre a documentação para solicitar a cidadania italiana.

  • Certidões de Casamento;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidões de Óbito;
  • Certidão de Naturalização;
  • Árvore Genealógica.

Lembrando que todos os documentos precisam ser traduzidos por um tradutor juramentado italiano e passar pelo processo de apostilamento de Haia, duas formas de tornar válidas as certidões no exterior.

 

Conclusão

Neste texto, você aprendeu que a certidão negativa de naturalização é um documento obrigatório para quem deseja pedir o processo de cidadania italiana, pois comprova que o seu ascendente é um que não abriu mão da nacionalidade ao imigrar para o Brasil.

Já a Certidão Positiva de Naturalização comprova que seu parente se naturalizou brasileiro, ou seja, ele renunciou a cidadania do país de origem.

Está precisando de ajuda em alguma etapa do seu processo de cidadania? Conte com a 4 Doc. Somos especialistas em solicitações de nacionalidade e oferecemos serviço de gestão de documentos, tradução juramentada, Apostila de Haia e mais.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais.

 

Compartilhe: