Existem alguns sites que revelam a origem dos sobrenomes italianos. Se você precisa encontrar parentes para localizar a documentação necessária para solicitar cidadania italiana, pode recorrer a esses sistemas que informam tudo sobre etimologia, história e regiões com maior densidade. Em parte dos casos, é inclusive mais fácil encontrar a documentação do ancestral, caso a família no Brasil não tenha guardado.

Quais são os principais sobrenomes italianos? 

Amato, Sorrentino, Longo, Silvestri, D’Amico, Gentile, Mazza, Orlando, Martinelli, Testa, Rossi, Vitale, Grassi, Russo, Lombardo, Pellegrino, Ferrari, Serra, Carbone, Esposito, Coppola, Rossetti, Ricci, Paris, Caputo, Marino, Villa, Montanari, Giuliani, Bianchi, De Santis, De Rosa, Costa, Grasso, Ferretti, Giordano, Valentini, Bellini, Rizzo, Messina, Basile, Lombardi, Benedetti, Romano, D’Angelo, Barone, Colombo, Marchetti, Greco, Conte, Guerra, Bruno, Marini, Sala, Riva, Moretti, De Angelis, Donati, Barbieri, Gatti, Piras, Fontana, Pellegrini, Santoro, Ferraro, Palmieri, Gallo, Ferri, Bernardi, Fabbri, Martino, De Luca, Bianco, Fiore, Mancini, Palumbo, Battaglia, Mariani, Sanna, Sartori, Rinaldi, Farina, Neri, Caruso, Rizzi, Costatini, Ferrara, Monti, Milani, Galli, Cattaneo, Pagano, Martini, Morelli, Ruggiero, Leone, Damico, Negri.

CUIDADO COM A GRAFIA DO SEU SOBRENOME

Antes de iniciar sua busca, a primeira coisa que precisa fazer é certificar-se que realmente tem ancestrais italianos. Para obter respostas mais facilmente, o recomendado é montar uma árvore genealógica. Converse com familiares e tente chegar a fundo na sua ligação com a Itália. Quando estiver munido com tudo que precisa, recorra a Geni, My Heritage ou Geneanet. Você conseguirá montar de maneira mais fácil a sua árvore genealógica italiana.

O segundo passo é entender se seu sobrenome foi abrasileirado. Um sobrenome costuma ter letra dupla. Um exemplo é Cattaneo. São dois T’s, mas com a vinda de seus ancestrais para o Brasil, pode ter ficado apenas Cataneo.

Sites para descobrir a origem dos sobrenomes italianos

Agora que você já sabe que é importante testar a grafia do sobrenome, já que passa por alterações na imigração, prepare-se para começar a busca pela origem dos sobrenomes italianos. Conheça os principais sites:

Ancestry

Ancestry oferece registros de 80 países diferentes. Por lá, estão cadastrados 20 bilhões de certidões e 80 milhões de árvores genealógicas, com 8 bilhões de nomes. O site oferece alguns serviços gratuitos, mas infelizmente, a maioria é pago. Entretanto, se você realmente estiver perdido quanto a origem dos sobrenomes italianos, vale a pena.

Ah, vale lembrar que não está disponível em português. Portanto, é fundamental que fale inglês, espanhol ou até mesmo italiano para conseguir informações úteis.

Cognomix

Cognomix é um site italiano que possibilita a descoberta de origem, significado e região com maior densidade. Mesmo que não fale o idioma, você conseguirá encontrar muita coisa, pois é bem visual e intuitivo.

Lembra da importância de entender a grafia? Então: quando for fazer a busca pela origem do sobrenome, faça testes.

Family Search

Family Search é um site gratuito que tem no banco de dados mais de 4 milhões de registros históricos de mais de 100 países. Com uma pesquisa rápida, você pode encontrar certidões de nascimento, casamento, falecimento e imigração.

Um historiador pode descobrir a origem dos sobrenomes italianos mais facilmente

Não se fruste se, por acaso, você não encontrar nenhuma informação relevante da sua família em um desses sites ou em algum outro que achou no Google. Algumas informações simplesmente não foram registradas. A forma mais assertiva de conseguir o histórico da sua família e descobrir a origem dos sobrenomes italianos é contratando um historiador.

Com uma rápida conversa, em que você irá contar sobre o que sabe quanto ao seu nome familiar, o especialista pode elaborar um plano para encontrar certidões e documentos que comprovem a origem. Em primeiro momento, será estudada a etimologia. Depois de entender onde esses sobrenomes eram comumente encontrados, podem ir até a Itália para entender mais.

>> Leia também: O que é tradução juramentada e qual a importância no processo de cidadania italiana

A 4 Doc pode te ajudar

A 4Doc possui uma equipe de historiadores especializada em encontrar a origem dos sobrenomes italianos e documentação na Itália. Além disso, pode fazer as traduções juramentadas e Apostila de Haia com os melhores preços do mercado. Conte conosco para te ajudar no seu processo de cidadania italiana.

Entre agora em contato:

◊ Telefone/Whatsapp: (13) 99734-0924.

◊  Endereço: Avenida Ana Costa, 311 – Conj. 93 e 94 Gonzaga – Santos – SP – 11060-001

Solicite um orçamento agora.

Compartilhe: