Descobrir os sobrenomes italianos que podem pedir cidadania é mais fácil do que parece. Existem sites e outras alternativas que tornam a procura rápida e assertiva. Se você precisa de ajuda para encontrar antepassados para que possa solicitar a cidadania italiana, acompanhe o texto de hoje e sane todas as suas dúvidas quanto a sua nacionalidade.

ALERTA VERMELHO: Você é mesmo descendente de italiano? 

Muita gente se confunde e acredita ter sobrenome italiano, quando, na verdade, não tem. Uma dica para isso é começar fazer a árvore genealógica e ir subindo para ter certeza se o sobrenome não vem de outro país.

Outra dica que podemos dar é quanto a observação da grafia. A italiana costuma possuir letras dupla, como dois C’s ou dois TT’s. Além disso, também tem a questão da pronúncia, que é diferente da brasileira. CH, por exemplo, tem som de K.

 

Árvore Genealógica Italiana

 

Sobrenomes italianos que podem pedir cidadania

Colombo, Ferrari, Rossi, Bianchi, Pichler, Kogler, Tomasi, Moro, Moretti, Sartori, Pavan, Favre, Vitali, Marini, Testa, Grieco, Barbieri, Venturi, Gallo, Bianco, Mancini, Ricci, Sana, Piras, Melis, Serra, Romeo, Perri, Ferraro, Pugliesi, Di Carlo, Di Pietro, Rosati, Gori, Baldi, Parodi, Longo, Leone, Coppola, Rizzo e muitos outros.

Como quais sobrenomes italianos que podem pedir cidadania? 

Se seu sobrenome não está na lista na lista acima, prepare-se para pesquisar. Vamos te apresentar dois jeitos de descobrir se seu sobrenome é italiano ou não.

Site Cognomix

O Cognomix é um site que possibilidade que descendentes de italianos encontrem sobrenomes comuns na Itália, origem, significado e região com maior densidade.

A pesquisa é feita através do próprio sobrenome. Portanto, basta que você coloque o seu e observe as informações. Lembrando que, o endereço online é italiano, portanto, pode ser que você precisa da ajuda do Google Tradutor nessas horas.

Algumas dicas que podem te ajudar na hora da pesquisa:

√ Não coloque espaço entre sobrenome com Apóstrofo

√ Cuidado com o espaço duplo

√ Teste diferentes grafias do mesmo sobrenome

√ Pesquise se seu sobrenome não foi abrasileirado

 

Com a ajuda de um historiador 

Um historiador também pode ser melhor ainda nesse processo de pesquisa. Isso, porque o profissional pode te informar se o seu sobrenome faz parte dos sobrenomes italianos que podem pedir cidadania, além de te ajudar com toda a documentação para comprovar sua ligação com o antepassado.

*Vale ressaltar que, em geral, desde que você tenha um antepassado italiano, pode solicitar a cidadania, desde que consiga toda a documentação necessária.

 

sobrenomes italianos que podem pedir cidadania

 

Como comprovar a descendência italiana?

≡ Seus documentos

1. Árvore genealógica
2. Ficha de Cadastro para requerimento
3. RG, CPG, Título de Eleitor (Cópia e Original)
4. Comprovante de Residência (no máximo, de 6 meses)
5. Certidão de registro civil em inteiro teor apostilados, em segunda via original, recentes
e em bom estado.

≡ Documentos dos ancestrais

1. Certidão de casamento
2. Certidão de óbito
3. Certidão de Naturalização (se houver)
4. Certidão Negativa de Naturalização
5. Estratto dell’Atto di Nascita emito pelo Comune competente OU Certidão de Batismo,
emito pela Paróquia local.

¤Todos os documentos devem estar traduzidos por um tradutor juramentado e apostilados em Apostila de Haia.

Ajuda na hora de comprovar a descendência italiana

Algumas pessoas encontram dificuldade para comprovar a descendência italiana, por ser necessário levantar uma série de documentos. Inclusive, caso a família não tenha guardado a certidão, é necessário até mesmo ir até a Itália. Nesses casos, para otimizar o processo, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada.

A 4 Doc possui o melhor preço do mercado e pode te ajudar com as pesquisas no Brasil, na Itália e com a busca de certidões.

 

Processo cidadania italiana

 

Conheça a 4Doc

A 4Doc é uma empresa de tradução de documentos simples e juramentada, com forte no idioma Italiano. Por contar com apoio de profissionais multidisciplinares espalhados pelo mundo, pode ajudar em todo o processo de cidadania. Também podemos indicar assessorias jurídicas capazes de agilizar o processo.

Caso você precise de uma empresa de confiança para traduzir e montar a apostila de Haia, além de indicar historiador para levantar todos os documentos, entre em contato.

Telefone/Whatsapp: (13) 99734-0924.

Endereço: Av. Ana Costa, 311 – Conj. 93 e 94 Gonzaga – Santos – SP – 11060-001
Peça orçamento pelo site. 

Compartilhe: